No nosso primeiro dia em El Calafate fizemos um passeio de barco pelo Lago Argentino. O lago dista 80Km do centro da cidade, a van passou no hotel as 7h15min da manhã, ainda estava escuro, aliás tanto aqui como em Ushuaia, nesta época do ano custa muito a clarear o dia. Uma hora depois chegamos ao porto Punta Bandera e tomamos o barco. Não preciso nem dizer do frio, né. O sol já despontava no horizonte quando partimos com o barco em direção ao primeiro glaciar. No caminho muito gelo. O gelo é azul, a coisa mais linda. O vento do barco mais a baixa temperatura não era muito convidativo a ir até a proa e a popa do barco, mas a curiosidade era muita e não teve outro jeito, saimos da parte coberta e fomos a luta. As fotos ficaram lindas.
Na sequencia passamos pelos glaciares: Seco, Upsala, Spegazini e Perito Moreno.
Lago Argentino
Os glaciares são formados pelo acúmulo da neve nas altas regiões da Cordilheira dos Andes. A neve sobreposta vai formando um bloco compacto, isso acontece há milhares de anos. Os glaciares do Lago Argentino estão sempre em movimento, isso significa que pequenas partes do glaciar desabam dentro do lago e formam os blocos de gelo.
São mais de 300 glaciares da Argentina. Depois da Antártida e da Groelandia, a região da Patagônia Argentina é a que possui o maior número de glaciares.
Glaciar Seco - este é um dos glaciares que não estão sobre as águas do lago Argentino
Glaciar Upsala
Glaciar Spegazini
Glaciar Perito Moreno
Nenhum comentário:
Postar um comentário