Ontem passamos no teste para o Abismo Anhumas. A plataforma de teste tem 12 metros de altura e tivemos que subir e descer 2 vezes pela corda, detalhe a subida tinha que ser feita direta ou com uma parada.
Aprovados no teste, hoje acordamos bem cedo para chegar à porta da caverna às 7h30min. Preparado o equipamento de descida iniciamos o nosso percurso de 72 metros paredão abaixo. Eu e Eugenio descemos em 2 cordas lado a lado, tornozelos entrelaçados e coordenação para descermos juntos.
O local parece um garrafão, boca estreita e depois uma abertura que dá para ver o lago verde esmeralda lá em baixo, como não estamos no verão, o sol não está incidindo diretamente na abetura da ccaverna.
Lá em baixo fizemos um passeio de bote inflavél, ao todo 5 pessoas e mais a guia. Cada um ganhou uma lanterna para iluminar as formações rochosas (cones submersos) e a estalactites no teto.
Depois colocamos a roupa de mergulho (poderosa) e fizemos um flutuação para ver os cones de perto, sempre com a lanterna na mão.
O final foi a subida de 72 metros, nesse momento entendi o dito popular "pra baixo todo santo ajuda", mas pra cima a gravidade é mesmo uma madastra. Fizemos a subida em 20 minutos, com inúmeras paradas para meu descanso.
Sobre o Abismo Anhumas tem vídeos no youtube que dão uma boa idéia do que estou descrevendo. Quando chegar ao Rio vou mostrar os meus registros fotográficos pessoalmente.
Amanhã será dia de cachoeira. Vida difícil essa, não é mesmo?
Abismo Anhumas
Nenhum comentário:
Postar um comentário