quarta-feira, 8 de maio de 2013

PANTANAL - MS - BONITO - Flutuação no Rio da Prata

Bonito, 6 de maio

Amanheceu um dia lindo, nem parece que ontem choveu o dia inteiro. Foi sorte ter conseguido trocar o passeio de flutação do Rio da Prata para hoje. Com a chuva a temperatura caiu bastante e pela manhã estava frio, apesar do ceu azul.
Chegamos no Rio da Prata depois de passar alguns sufocos no caminho. Dois trechos do caminho são de estradas de terra. Já na primeira sentimos os efeitos da chuva, os buracos devem ter aumentado e tinha um bolsão d'água que nos fez parar para avaliar se o carro iria afundar. Chegamos a pensar que estávamos na estrada errada, mas logo em seguida se aproximou uma pickup e o motorista confirmou que estávamos no caminho certo. Como o carro maior conseguiu passar no bolsão de água, resolvemos arriscar  e deu certo.
No receptivo do Rio da Prata tivemos a boa notícia que a temperatura da água nas nascentes costuma ser sempre a mesma 24 graus, de forma que estaria mais quente dentro d'água do que fora. Ganhamos uma roupa de neoprene manga comprida, que alívio e seguimos para a trilha que nos levou até a nascente do rio.
Gente, o lugar é lindo, muitos peixes de várias espécies, água super transparente. Depois de algum treinamento para aqueles que faziam flutuação pela primeira vez, saimos em fila indiana, a favor da correnteza para 2 horas de flutuação, interrompida por 300 metros de trilha, num pedaço em que o rio fica mais estreito e com mais pedras, depois voltamos ao rio.



No final, um belo almoço nos aguardava, claro que feito no fogão de lenha. Sobremesas deliciosas, acho que já engordei bastante com tanta comida boa.

Próximo programa, Buraco das Araras. Fomos informados que o Buraco das Araras é uma dolina que foi formada pela erosão da rocha calcária há milhões de anos, formando um enorma buraco, que tem paredões que lembram uma falésia.
As araras costumam sobrevoar o buraco e usam os paredões para fazerem os seus ninhos na época da postura de ovos.
Apesar de ser um percurso pequeno e rápido, 40 minutos de trilha com 2 pontos de paradas para observação, o passeio vale muito à pena. Conseguimos fotografar algumas araras e gravar o som do lugar.




Depois voltamos para Bonito pelo mesmo caminho e como já iniciava a noite, pudemos ver alguns animais na estrada, tamanduá e guaxinim.
Fomos jantar no restaurante Trio Pantaneiro e pedidos o prato do chef, que leva o mesmo nome do restaurante e é composto por 3 carnes de caça grelhadas: jacaré, capivara e queixada.Todas as carnes exóticas. Uma orgia alimentar.



Estou adorando comer jacaré, se alguém souber onde tem um bom jacaré, me avise.


Nenhum comentário:

Postar um comentário