quarta-feira, 14 de maio de 2014

De Óbidos a Coimbra - especial Gruta de Mira de Aire

NAZARÉ, ALCOBAÇA, MIRA DE AIRE, BATALHA E COIMBRA

Fizemos uma viagem com algumas paradas entre Óbidos e Coimbra, nosso destino final para hospedagem.
Passamos por Nazaré e fomos até a beira da praia, procuramos os pescadores de camisa xadrez e as mulheres com saias sobrepostas, tecendo redes, como indicado no guia, mas não os encontramos.
A praia de Nazaré é famosa pela ondas altas que atrai o pessoal do surf, mas provavelmente isso ocorre em outra época do ano, agora as ondas estão bem comportadas. A praia é bem bonita, mas o vento e a temperatura amena da primavera não deixaram que eu ficasse mais tempo apreciando o mar. Mesmo com o casaco, senti frio. Tiramos as fotos e fomos direto para o carro seguir o nosso caminho.
Próxima parada, mosteiro de Alcobaça. O ponto de interesse que mais atrai os turistas são os túmulos de Pedro I e Inês de Castro, uma história de amor muita famosa em Portugal, que teve um final trágico. O claustro é belíssimo. As outras salas também valem a visita.
Na sequencia fonos a Mira de Aire, para visitarmos as grutas da Mira de aire, patrimônio natural da humanidade declarado pela Unesco. Foi uma surpresa extremamente feliz, porque não esperávamos que essa parte do subsolo que abrange várias cidades de Portugal e que está aberta a visitações fosse tão deslumbrante. As fotos certamente não farão jus à beleza do local. Só indo para ver. Andamos muito de carro até chegar lá, pensei até em desistir por pensar que estava perdida e que iria chegar num lugar deserto, mas que nada, a infraestrutura do local é impressionante. Ficamos muito emocionados de estar num lugar de tanta beleza natural.
Saímos de Mira de Aire  em direção à Batalha para visitar o mosteiro da Batalha, mais suntuoso, as fotos vão mostrar um pouco da beleza do mosteiro, assim que eu conseguir um tempo maior para fazer o upload, porque os wifi gratuitos são bem lentos e haja paciência para carregar imagens.
Como já era final de tarde terminamos a visita e decidimos não parar mais e seguir direto para Coimbra.
Coimbra é uma cidade tão apaixonante que já estou com saudades e certamente estará incluída num retorno a Portugal. Adorei muito Coimbra, com os seus fados, monumentos históricos e da irreverência e alegria dos jovens estudantes universitários da Universidade de Coimbra.

Nazaré






Mosteiro de Alcobaça







Gruta de Mira de Aire











Mosteiro da Batalha








Coimbra





 




Arco de Almedina - porta de entrada para o Centro Histórico



República Los Cágados


Sé velha


Universidade de Coimbra



Aluno do mestrado em Direito forense



 Uma das salas de aula da faculdade de Direito



No bar - perto da rua do Quebra Costas


Alunos da Universidade de Coimbra



Portugal dos pequeninos


Alunos da Universidade de Coimbra



O Fado ao Centro - adorei ouvir o fado de Coimbra



Alunos formandos da faculdade de Economia da Universidade de Coimbra




Um comentário:

  1. Ivone, Vi hoje no facebook esta notícia:
    Fado de Coimbra em Vila Cova do Alva. Iniciamos hoje, 17.05.2014 a edição do "Ciclo de Fado das Aldeias de Xisto 2014" com o Fado ao Centro®
    Vão ser 10 Concertos durante os próximos meses, a magia do Fado de Coimbra em lugares únicos...!
    Contacto / Booking: 239837060 (Joana Assis) www.fadoaocentro.com
    Quem sabe vcs não estarão na mesma cidade no mesmo dia?
    bjs

    ResponderExcluir