Finalmente chegamos a tão ansiada Porto.
Porto e a vizinha Vila Nova de Gaia despensam indicações e comentários, ambas são visitas obrigatória para quem vai a Portugal.
Adorei estar no alto astral dessa região. O centro histórico cheio de ruelas e ladeiras, como também em Lisboa, exige preparo físico para passear a pé, mas vale à pena.
Também fizemos passeio em uma das linhas turísticas que percorre tudo. Fomos até a praia de Matosinhos.
E como não podia deixar de ser visitamos uma das inúmeras caves de vinho do porto que existem em Gaia, a Graham's. O melhor vinho do porto que já experimentamos. Valeu à pena a longa caminhada a pé, desde o hotel Teatro no bairro da Catedral, passando pela Baixa, Ribeira, atravessando a ponte D. Luiz I até Gaia e depois percorrendo todo a extensão do calçadão de Gaia que margeia o rio Douro, até subir várias ladeiras íngrimes para chegar à Cave. Acho que foi a mesma sensação de estar andando no deserto sob sol escaldante e temperatura alta, a procura de um oásis. Quando já estava quase desitindo eis que surge o oásis, melhor dizendo, a Graham's. Depois de breve visita, a degustação dos Portos, tipos Rubi, Tawny e Vintage. Foi a glória.
Saguão da estação ferroviária de Porto. Não viajei de trem, mas não posso passar por uma estação de trem sem fotografar. Irresistível atração.
Descendo do bairro da Catedral em direção à Ribeira
Vista do Douro - da parte superior da ponte D. Luiz I, que liga o Porto a Gaia, exclusiva para passagem do metrõ de superfície e pedestres.
Ribeira - de onde partem os barcos para subir o Douro e também para o trafego de barcos que transportam o vinho do Porto
Passeio de barco pelo Douro, passagem sob as 6 pontes
Ponte Maria Pia - antiga ponte do transporte de trem e a nova ponte construída para esse fim.
Vista de Vila Nova de Gaia, a partir do Douro
Cave em Gaia
Metrô sobre a ponte D. Luiz I
Praia de Matosinho - nos arredores do Porto
Cave em Gaia
Parreiras na entrada da Graham's
Visita à cave
A degustação
Agora sim, estou feliz
No terraço do restaurante da Graham's - vista do rio Douro. Agora dá para ver o quanto tivemos que subir e a pé, pois pensei que era perto e não precisaria do carro, ledo engano. Mas depois do vinho, tudo passou, até o cansaço da caminhada. Para finalizar ainda descemos as ladeiras a pé com os vinhos que compramos. Em Gaia tivemos que tomar o ônibus de turismo, ía ser demais atravessar a ponte para o Porto e ainda subir as ladeiras até o hotel.
Na porta do hotel Teatro - bairro da Catedral
Nenhum comentário:
Postar um comentário