terça-feira, 20 de maio de 2014

PORTO e VILA NOVA DE GAIA

Finalmente chegamos a tão ansiada Porto.
Porto e a vizinha Vila Nova de Gaia despensam indicações e comentários, ambas são visitas obrigatória para quem vai a Portugal.
Adorei estar no alto astral dessa região. O centro histórico cheio de ruelas e ladeiras, como também em Lisboa, exige preparo físico para passear a pé, mas vale à pena.
Também fizemos passeio em uma das linhas turísticas que percorre tudo. Fomos até a praia de Matosinhos.
E como não podia deixar de ser visitamos uma das inúmeras caves de vinho do porto que existem em Gaia, a Graham's. O melhor vinho do porto que já experimentamos. Valeu à pena a longa caminhada a pé, desde o hotel Teatro no bairro da Catedral, passando pela Baixa, Ribeira, atravessando a ponte D. Luiz I até Gaia e depois percorrendo todo a extensão do calçadão de Gaia que margeia o rio Douro, até subir várias ladeiras íngrimes para chegar à Cave. Acho que foi a mesma sensação de estar andando no deserto sob sol escaldante e temperatura alta, a procura de um oásis. Quando já estava quase desitindo eis que surge o oásis, melhor dizendo, a Graham's. Depois de breve visita, a degustação dos Portos, tipos Rubi, Tawny e Vintage. Foi a glória.

Saguão da estação ferroviária de Porto. Não viajei de trem, mas não posso passar por uma estação de trem sem fotografar. Irresistível atração.

Descendo do bairro da Catedral em direção à Ribeira

Vista do Douro - da parte superior da ponte D. Luiz I, que liga o Porto a Gaia, exclusiva para passagem do metrõ de superfície e pedestres.

Ribeira - de onde partem os barcos para subir o Douro e também para o trafego de barcos que transportam o vinho do Porto

Passeio de barco pelo Douro, passagem sob as 6 pontes

Ponte Maria Pia - antiga ponte do transporte de trem e a nova ponte construída para esse fim.

Vista de Vila Nova de Gaia, a partir do Douro

Cave em Gaia

Metrô sobre a ponte D. Luiz I

Praia de Matosinho - nos arredores do Porto

Parreiras na entrada da Graham's

Visita à cave

A degustação

Agora sim, estou feliz

No terraço do restaurante da Graham's - vista do rio Douro. Agora dá para ver o quanto tivemos que subir e a pé, pois pensei que era perto e não precisaria do carro, ledo engano. Mas depois do vinho, tudo passou, até o cansaço da caminhada. Para finalizar ainda descemos as ladeiras a pé com os vinhos que compramos. Em Gaia tivemos que tomar o ônibus de turismo, ía ser demais atravessar a ponte para o Porto e ainda subir as ladeiras até o hotel.