domingo, 11 de maio de 2014

Quinta da Regaleira e Óbidos

Não podíamos sair de Sintra sem visitar a Quinta da Regaleira, tão recomendada pela minha amiga Adelaide, e subir ou descer o poço iniciático. Assim fizemos, acordamos cedo, tomamos nosso café da manhã, que aqui nos hotéis, se chama pequeno almoço, fechamos a conta, deixamos a bagagem no hotel e fomos para Quinta. Pena que não tivemos a recomendação de levar uma lanterna, imprescindível para entrar em algumas cavernas que não tem iluminação artificial e que a luz do dia também não entra. Tivemos que deixar pelo menos uma caverna para próxima vez que viermos. Ir ao poço iniciático e ao poço imperfeito é obrigatório. O jardim que pertence à Quinta da Regaleira é mesmo o ponto alto da visita.

Voltamos ao hotel, pegamos nossas malas e partimos direto para Óbidos, nossa próxima parada, por 1 noite.

Óbidos é uma cidade muito interessante, a cidade velha está totalmente cercada por uma muralha. É claro que topamos o desafio de percorrer toda a muralha à volta da cidade velha e conseguimos. Depois fomos andar pela rua Direita, a principal do comércio. A cidade velha é pequeníssima e logo, após algumas comprinhas, estávamos de volta ao hotel para um bom banho e preparo para o jantar no restaurante O Alcaide, recomendado no guia da Folha de São Paulo. Esse restaurante superou tudo até agora, depois de todos os jantares ótimos que tivemos, conseguimos uma ainda melhor. É impressionante como se como bem em Portugal, além dos bons vinhos. Um jantar que no Rio de Janeiro só conseguiríamos num restaurante de alto padrão e caríssimo, aqui em Portugal parece ser normal servir bem e com preços muitos justos. É mesmo muito diferente, vamos sentir muita falta disso quando voltarmos ao Rio de Janeiro.

Quita da Regaleira

No fundo do poço iniciático

Poço visto de cima

Poço imperfeito

Óbidos

Percorrendo a muralha que cerca o centro histórico de Óbidos