domingo, 11 de maio de 2014

PALÁCIOS DE SINTRA

SINTRA

Portugal, 09 e 10 de maio de 2014

Acordamos com o propósito de ir a 2 lojas de vinhos recomendadas pelo proprietário do site Enoeventos, a Garrafeira e a Napoleão, ambas na rua dos Fanqueiros, na Baixa. Tomamos café e seguimos para o metrô em direção ao centro da cidade. Tinhamos 2 horas para fazer as compras antes de partir para Sintra, nosso próximo destino de hospedagem.

Entre as 2 acabamos comprando os vinhos na Napoleão, nenhum dos recomendados da minha lista foi encontrado, mas recebemos recomendações do gerente da loja ou dono, que foi super atencioso e até nos ofereceu uma pequena degustação de 2 vinhos do Porto, um jovem e outro de 10 anos. Claro que o de 10 anos bateu longe no vinho jovem. Acabamos acrescentando o vinho que provamos na nossa compra. Compramos 4 garrafas de vinho e mais 4 de azeite extra-virgem. Ficamos com pena de não levar mais, mesmo sendo vinhos mais caros, são muito mais baratos que no Brasil, onde o imposto sobre o vinho é um absurdo.

Voltamos ao hotel, fechamos a conta e partimos para Sintra.

Sintra é uma cidade encantadora, uma serra muito perto de Lisboa. Chegamos bem na hora do rush, turista de monte, fiquei até assustada com tanta gente e ônibus de turismo circulando pela cidade. O hotel que reservamos não tem estacionamento próprio, o que gerou um estresse inicial para descarregar a bagagem e fazer o check-in. Como paramos em local não permitido fomos aconselhados pela recepcionista a sair com o carro e fazer um passeio a um dos pontos turísticos fora do centro e somente retornar após ás 17h, quando os estacionamentos de rua liberados de pagamento estivessem mais vazios. Assim fizemos, fomos direto ao Palácio de Montserrate. Um lugar tão lindo, que o estresse inicial se dissipou. Definitivamente esse é um dos locais de visita obrigatória em Sintra. Passeamos no parque que rodeia o palácio e depois fomos visitar o seu interior. Algumas salas estão em processo de restauração, mas no geral a arquitetura mourisca do palácio está muito bem preservada.

A visita terminou antes das 17h, o que fez com que escolhêssemos outro local para visitar antes de retornar ao centro de Sintra. Escolhemos o Convento dos Capuchos, que estava no nosso roteiro e o ingresso já adquirido no Palácio de Queluz, onde compramos o ingresso combinado para visitação ao Parque de Sintra. O custo foi de 40 Euros por pessoa, mas compensou, já que não tivemos que entrar em fila para comprar os ingressos dos locais que pretendíamos visitar em Sintra.

Fomos em direção ao centro da Serra de Sintra, onde está localizado o Convento dos Capuchos, a neblina caiu bastante forte o que nos fez redobrar a atenção na estrada. Depois de algum tempo nos perdendo e até mesmo parando na praia das Maças, que nada tinha a ver com o nosso caminho, chegamos ao Convento. Um local surreal, e com a neblina ainda ficou mais lúgubre. No convento fica todo dentro de pedras e a atração é que as paredes são revestidas de cortiça, bem como portas e janelas das celas dos  monges franciscanos que habitaram ali. O local é estranhíssimo, escuro, mas com iluminação artificial no chão, as celas são muito pequenas, as portas e corredores estreitos, janelas pequenas, teto baixo. Impressionante alguém ter vivido ali. Com a neblina que caía densa, a coisa ficou ainda mais parecida com filme de terror, mas mesmo assim foi um lugar que valeu à pena visitar. Só tenho uma observação a fazer que é em relação a falta de segurança do local, já que somente havia uma pessoa na cabine de entrada que ficava um pouco distante do convento. Se fosse no Brasil, seria um local perigoso de visitar, mas sendo em Sintra, nem pensamos  nisso.

Saímos do Convento e voltamos para o hotel. Nosso quarto era bastante aconchegante, com uma pequena varanda de frente para uma mata e com som de uma pequena cachoeira.

Final de dia perfeito, finalizado com um jantar impecável.

No dia seguinte partimos para nossa maratona de visitas aos palácios de parques de Sintra, no programa: Palácio e parque da Pena, Chalé da condessa D´Ella, Quinta do Palácio da Pena e, Albegoaria, Palácio dos Mouros e  Palácio de Sintra com o jardim do palácio. Na minha opinião, de todos o menos interessante foi o Palácio de Sintra, o mais gostei de ver foi a cozinha, cujas chaminés são de um formato bastante original. Os outros locais que visitamos foram sensacionais.Terminamos o percurso já no início da noite. Mais um maravilhoso jantar no hotel e noite de descanso depois da maratona de palácios.

Centro de Sintra

Palácio de Monserrate e seus belos jardins

Convento dos Capuchos - sob a densa neblina da serra de Sintra, ficou ainda mais lúgubre

Celas do convento - quarto de dormir dos franciscanos

Claustro

Janela forrada de cortiça. As portas das celas também são forradas de cortiça, para proteger do frio.

Sobrero - do caule desta árvore se retira a cortiça