terça-feira, 20 de maio de 2014

VIGO e SANTIAGO DE COMPOSTELA

Saimos de Guimarães já no final da manhã em direção à Espanha.
A primeira parada do roteiro seria Tui, uma cidade espanhola que fica em frente a Valença do Minho, em Portugal, o que determina a fronteira neste ponto é o rio Minho.
Iniciamos a viagem pegando a rodovia do Atlântico que atravessa os 2 paises, debaixo de uma chuva torrencial em alguns momentos  de trégua. Fizemos a viagem toda embaixo de chuva forte e não paramos em Tui, somente para trocar o programa do GPS para Espanha.
Seguimos para Vigo e a chuva diminuiu, mas o frio só fez aumentar. A temperatura externa ao carro foi abaixando até chegar a uns 15 graus, muito frio pra mim.
Entramos em Vigo e fomos andando de carro sem um destino muito certo, porque os planos iniciais era estacionar e andar a pé.
Conseguimos estacionar o carro no shopping Alaxe, lá encontrei minha loja favorita de roupas, a Desigual e enfiei o pé na jaca, deixando a conta no cartão de crédito para sofrer depois.
Troquei a blusa por outra mais quente que comprei na Desigual e saimos para tirar fotos do centro histórico, mesmo de guarda-chuva aberto.
Aproveitamos para comer algo, que o frio me dá fome. Comemos a nossa primeira tapa de frutos do mar, acompanhada de vinho brando Albariño.
Na Galícia o prato principal vem do mar, acho que são os maiores consumidores.
Adoramos praticar um pouco do Galego, a língua dessa região da Espanha. Na escrita parece bastante com a língua portuguesa misturada com um pouco do castelhano, mas não é fácil entender quando falam o galego entre eles. Para nós estrangeiros eles falam em castelhano que é a língua oficial do país. São um povo simpático e solicito.
Chegamos a Santiago de Compostela e a chuva e o frio tem nos acompanhado desde então. Ainda bem que trouxemos roupas de inverno. Aqui agora à noite está a 8 graus, mas à tarde a temperatura esteve mais baixa, a chuva e o vento fizeram a sensação térmica ser pior.
Amanhã seguiremos para Oviedo, passando pela praia das Catedrales em Ribadeo, na divisa entre a Galicia e as Astúrias. A previsão do tempo indica que a chuva e o frio vai até o final da semana.
Só para lembrar, aqui estamos na primavera.

A seguir fotos de Vigo e de Santiago de Compostela, melhores momentos.

Vigo é uma cidade linda, moderna, com um centro histórico, com ruas com ladeiras íngremes.

Porto de Vigo

Em frente ao shopping Alaxe que fica no porto de Vigo

Centro histórico

Ría de Vigo

Santiago de Compostela - melhores momentos

Camélias

Museo do pobo galego

Texto em galego

Rapaz tocando gaita de fole, um dos instrumentos típicos da região da Galicia

Navajas para picar (beliscar como entrada)

Cardápio galego

Galicia es una región muy harta en pescados e mariscos.

Vieiras com molho de tomate de entrada, azeite virgem extra e vinho Albariño D.O da região das Rías Baixas.

Paella de mariscos para 2 pessoas

Antes ...

... e depois

Caminhando nas ruas frias do centro histórico de Santiago após o jantar em direção ao hotel

Lista dos mariscos e pescados que podem ser encontrados nos restaurantes:  setas, bogavantes, berberechos, almejas, percebes, zamburiñas, navajas, pulpo, etc.
Trabalho de casa: consultem o Google para saber a tradução.